widgets

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ratatouille

Ratatouille



Receita original da região de Provença, França. O Ratatouille é feito com berinjelas, abobrinha, tomates, cebolas, pimentão vermelho, coentro e manjericão, cortados em cubos ou rodelas, temperados com alho e cebola e fritos no azeite.

Tempo: 40 minutos
Rende: 8 porções

Ingredientes:

- 2 unidades de berinjela em cubos médios

- quanto baste de sal

- quanto baste de pimenta-do-reino branca

- 6 colheres (sopa) de azeite

- 2 unidades de cebola em pétalas

- 2 unidades de pimentão vermelho em cubos médios

- 2 unidades de pimentão verde em cubos médios

- 3 unidades de abobrinha em cubos médios

- 2 dentes de alho amassado(s)

- 200 g de tomate sem pele(s), sem sementes

- 2 colheres (sopa) de manjericão

- 2 colheres (sopa) de salsinha

- 30 ml de vinho branco



Modo de preparo:

Refogue a berinjela em uma frigideira com 1 colher de azeite até ficar ligeiramente dourada e reserve. Repita o procedimento com os outros ingredientes na seguinte ordem: cebola, abobrinha, pimentão vermelho e pimentão verde Conforme for retirando 1 por 1, vá reservando todos no mesmo recipiente da berinjela. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite, acrescente o alho e, quando começar a dourar, acrescente o vinho e raspe o fundo da panela com uma colher. Coloque todos os vegetais reservados de volta na panela, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o tomate e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do fogo e misture a salsinha e o manjericão. Sirva o ratatouille quente ou frio.



Dica: O Ratatouille original sempre leva tomates maduros e não poupa de tomate. Sirva como acompanhamento ou prato principal.
Admite tintos, brancos e rosados. Prefiro os tintos aromáticos e meio robustos como os da Provence. Um bom Dão, um Montepulciano d´Abruzzo podem ser adequados. Quem preferir os brancos, deve escolher exemplares bem secos e aromáticos, como alguns do Sul da França e das Côtes du Rhône. Na Provence, o rosado local muitas vezes acompanha a ratatouille. Escolha um rosado seco, de preferência do Sul da França, como Lirac, Tavel e Bandol. Mas há ótimos rosados também em Portugal e, mais recentemente, na Argentina (rosados de Malbec).

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 - 2010 Alterado por Sibcam BlogBlogs.Com.Br